I EEBB

Como organizei o I EEBB

encontro1

A ideia de fazer um encontro de blogueiros brasileiros que moram na Europa surgiu em um grupo do Facebook. Dany Colares lançou a ideia e muita gente se animou. Como ninguém metia a mão na massa, eu resolvi assumir a organização e fazer de Barcelona a sede o I Encontro Europeu de Blogueiros Brasileiros.

Ao tomar esta decisão fui em busca de parceiros, pois um evento não se faz sozinha. E um evento onde não existe dinheiro menos ainda. Para começar busquei apoio junto aos blogueiros, afinal, eles eram a peça mais importante do evento. Sem participantes não teria como acontecer. Fiz um grupo no facebook, olha o face ai de novo, adicionei pessoas e definimos as datas. Com as datas definidas e sabendo que ia ter público, definimos o formato. Chegamos a conclusão que, além de reunir as pessoas, seria legal criar um espaço de debate. Claro que ia ser muito legal encontrar ao vivo as pessoas que até aquele momento só conheciamos pela internet, mas era preciso mais. Desta forma, definimos o sábado pela manhã para as palestras e os outros momentos para curtir a cidade e fortalecer laços de amizade.

Com as coisas claras e definidas, foi hora de buscar um lugar para o evento, os palestrantes e os parceiros para as horas de ócio. É muito importante ter um Mídiakit nesta hora. Ou seja, um documento que informe quais os objetivos do evento, quem participará e que tipo de retorno o parceiro vai receber ao investir no encontro. Para isto, reuni os números de redes sociais e visualização dos blogs dos participantes confirmados. Também ficou claro entre a gente o que cada um poderia fazer para divulgar o evento e os parceiros antes e depois do encontro.

Foto Agenda Berlim
Foto Agenda Berlim

A parte dos palestrantes foi a mais fácil de resolver. Felizmente, somos um grupo onde podemos aproveitar o conhecimento de nossos próprios colegas. Fui atrás de quem poderia falar sobre temas eleitos entre os participantes e, na verdade, o retorno foi muito legal. Encontrar um lugar para nos reunirmos no sábado pela manhã não foi difícil. Em geral, os hotéis estão dispostos a trabalhar com blogueiros em troca de divulgação. Só tive que bater um pouco mais de perna, porque a data do encontro não encaixava na programação dos hotéis. Finalmente, quase em cima do laço, consegui a parceria com o hostal Saint Christopher`s.

Também fui atrás da oficina de turismo de Barcelona. Acredito que as oficinas de turismo das cidades devem ser as primeiras a serem contactadas. Através delas é possível conseguir muitas facilidades como: entradas gratuitas para museus, visitas guiadas ou mesmo um cartão de passe livre pela cidade. A oficina de Barcelona – Turisme Barcelona – adorou a ideia do encontro e cedeu aos convidados o Press Card, um cartão que nos permitia entrar grátis em vários lugares. Como o Press Card só ia ser entregue no sábado, dia de inicio do encontro, fui atrás de outros parceiros para organizar atividades na sexta. Assim, quem chegava antes já tinha uma programação organizada.

sacolas
Foto Agenda Berlim

Com a programação fechada, com parceiros certos, fui em busca de mimos para os convidados. Isto já é um detalhe. Afinal, o mais importante é organizar o evento, a chegada e também que tudo saia bem. Os mimos sempre são bem-vindos e tornam o evento mais alegre. Recebemos material – bloco, lápis, bolsa – da oficina de turismo Barcelona es molt més e lacres da Sealbag.

Não é difícil organizar um evento, basta ter tempo, cara de pau, contatos e muita vontade. Eu sei que o IEEBB poderia ter sido melhor organizado e melhor estruturado. No entanto, eu acho que ele cumpriu muito bem o objetivo inicial de reunir os blogueiros brasileiros que moram na Europa, criar um espaço de discussão e amizade e dar o pontapé inicial para que muitos outros encontros aconteçam. Prova disto é que já vamos para o II EEBB e, tenho certeza, que logo vamos ter notícias do III EEBB.

11638694_10153464101356757_713658619_o

Post escrito por Cristina Rosa – autora do blog Sol de Barcelona.

6 comentários em “Como organizei o I EEBB”

  1. Você arrasou Cristina, dando início ao que poderá ser um evento anual importante para o grupo de blogueiros brasileiros que vivem na Europa e não só.
    Eu espero que esse momento possa continuar nos próximos anos para reforçar ainda mais o nosso trabalho e os laços de amizades.

    Curtir

  2. Parabéns Cristina pela iniciativa. Estarei em Barcelona em setembro, uma pena, pois gostaria muito de ir. Sucesso para o encontro, e que venham outros.

    Curtir

Deixe um comentário