IIIEEBB

Conheçam os nossos palestrantes no III EEBB em Berlim

Na minha opinião, as palestras são peça-chave do EEBB.

Desde a primeira edição, em que discutimos tanto na mesa do St. Christopher’s Barcelona que até esquecemos de comer, passando pela conferência na moderna Casa da música do Porto, as palestras são os momentos que temos para aprofundar um tema e discutir com aqueles que estão na mesma página da gente.

No III EEBB, nós queríamos abordar aspectos essenciais na nossa atividade e de uma forma que fosse possível bastante interação.

Nós teremos quatro palestras com duração de 1h cada sobre os temas: profissionalização do blog, SEO, produção de conteúdo e Projetos com parcerias. Também uma rodada de discussões sobre redes sociais

Procuramos colegas dentro de cada um desses temas que havíamos pensado e pra gente era importante que também fossem blogueiros integrados à rede e que estivessem abertos à troca de experiências.

Veja bem, os blogueiros estão abrindo mão do seu tempo para preparar uma palestra bacana em um tema que eles dominam (ou no qual eles tem mais experiência do que muitoa de nós), para nos ajudar.

Eu posso dizer com toda certeza que boa parte do que aprendi como blogueira é advinda das palestras e trocas das edições anteriores do EEBB.

Percebeu a responsabilidade desse pessoal?

Então pra gente conhecer um pouco mais sobre eles e sobre o tema que eles vão falar, pedi para cada palestrante se apresentar aqui pra gente. Vamos lá?


Com a palavra: Daniel Duclos – Ducs Amsterdam

Você tem um sonho? Eu tenho vários. Um deles é viver da minha paixão – escrever, editar e produzir um blog. Falar com as pessoas sobre um assunto que amo, expressar minha criatividade e transformar isso em um negócio que seja capaz de se sustentar… e me sustentar.

Hoje, quase dez anos depois que a ideia me ocorreu pela primeira vez, o meu blog, Ducs Amsterdam, é uma empresa registrada na Holanda, e há muito deixou de ser algo só meu, para ser o resultado de um trabalho de muitas pessoas.

O Ducs Amsterdam é minha ocupação e principal fonte de renda, e segue se transformando e evoluindo para ser a solução completa para quem quer descobrir Amsterdam – seja em poucos dias, como turista, seja como o novo lar. O trabalho de transformação é constante: um blog não é um produto final. Um blog é um processo.

E ao longo desse processo, eu aprendi muita coisa. Eu bati cabeça tentando aprender a absurda quantidade de técnicas diferentes que um blog exige. Eu fiquei ansioso pensando “mas será que isso vai dar certo? Será que sequer é possível? Falta muito?” Eu gastei mais horas insones do que seria saudável para resolver um problema técnico enquanto a esposa perguntava “falta muito pra você vir dormir?”. E eu já fiquei frustrado pensando “mas tanto trabalho e cadê o retorno?!”

Ele veio, ele vem. Principalmente porque escrever o blog não é uma opção. É uma necessidade. E transformar meu blog em uma empresa me permite satisfazer essa necessidade.

Ah, mas não é fácil. Eu sei.

Quando eu vejo outros Blogueiros passando pelas mesmas dificuldades ao ter o mesmo sonho que eu, meu impulso é falar: EU SEI! Eu sei exatamente como é. E contando minha história e o que aprendi com ela, posso te ajudar a achar o seu caminho.

Porque o seu caminho não será igual ao meu. Cada blog é único. Mas, apesar disso, somos companheiros de jornada e, é muito bom poder fazer uma pausa para conversarmos e trocarmos histórias sobre o que aprendemos até aqui e para onde iremos agora.

O III EEBB é a oportunidade perfeita para essa conversa. Mal posso esperar. Até lá!

avatar_pic_daniel-iwona-montel-3-crop3
O Daniel escreve o Ducs Amsterdam e conversará com a gente sobre profissionalização do blog

Passando a bola para: Erick Weicker – Euro Dicas

Eu sou o Erick, programador web e aficcionado por digital, com oito anos de experiência na área. Há três anos moro em Portugal e trabalho num dos maiores grupos de publishing digital do país.
Eu e minha esposa criamos a Euro Dicas com o intuito de facilitar a vida de quem quer morar fora, contando como resolver questões burocráticas. O blog cresceu e virou também um local para testar e colocar em prática algumas técnicas SEO (search engine optimization – simplificando: aparecer no Google) e de marketing digital.
Decidi me candidatar como palestrante por que acho que o SEO ainda é (erroneamente) encarado como algo místico e complicado de desvendar, quando na verdade é algo que pode ser feito e aprendido por qualquer blogueiro.
Tenho uma única e ambiciosa missão: colocar todo mundo pra pensar a fazer SEO pro seu próprio blog, pra ONTEM. Sério, depois dessa palestra você vai se viciar ainda mais no Google.
erick-weicker
O Erick implementa as técnicas de SEO no blog Euro Dicas e vai ajudar a gente a desvendar o Google

Com a voz: Priscila Roque e Rafael Boro – Cultuga

Sou Priscila Roque e junto com o meu marido, Rafael Boro, mantemos o Cultuga – um blog que tem como objetivo promover a cultura e o turismo de Portugal no Brasil, no ar há seis anos e meio.

Somos jornalistas por formação e nos conhecemos quando trabalhávamos juntos em uma rádio de São Paulo. Em 2013, nos casamos e decidimos sair do Brasil. A escolha por Lisboa foi natural, pois tenho pais portugueses, diversos amigos por aqui e já havia passado férias no país algumas vezes. A cultura portuguesa sempre foi uma paixão que eu dividia no Cultuga, enquanto vivia em São Paulo.

Vir para a capital portuguesa era um sonho meu, mas o Rafa rapidamente também se envolveu com tudo. Formamos a nossa base no centro de Lisboa, onde temos acesso fácil a todo o país e também a uma intensa vida cultural local e vimos no Cultuga a chance de transformarmos essa paixão em nosso trabalho.

Em 2014 o Rafa passou a integrar oficialmente o blog e fizemos uma enorme reformulação para ganharmos estrutura e metas com o projeto. Esse ano de 2016 foi o primeiro em que pudemos desenvolver a nossa atividade com o Cultuga a 100% do nosso tempo, buscando o fortalecimento de parcerias e a promoção dos nossos serviços de consultoria, tours e ensaio fotográfico.

A segunda edição do EEBB foi a nossa primeira participação. Ela funcionou como um divisor de águas. Primeiro porque pudemos aprender muito durante as palestras promovidas, com as dicas e os novos olhares de blogueiros que buscam a profissionalização e lutam pelo reconhecimento dessa área. Mas essa integração valeu ainda mais pelas pessoas que conhecemos, entendendo o grande valor que existe no trabalho feito em grupo.

O EEBB se tornou um enorme brainstorm para nós, uma fonte de inspiração e motivação para o ano seguinte. Muito do crescimento que tivemos nesse ano se deve ao que absorvemos no encontro. Foi um dos melhores investimentos que pudemos fazer para a formação e estrutura do Cultuga.

Agora, para a terceira edição, recebemos com muito carinho e entusiasmo o convite da Nicole, do Pacelli e da Cláudia para fazermos uma apresentação sobre produção de conteúdo. Esse também foi o tema central do nosso ano, quando conseguimos delinear melhor o perfil do leitor do Cultuga para dedicar a ele o material que realmente precisa, adequado a sua linguagem.

Durante a palestra, vamos dividir aquilo que aprendemos na descoberta e na adequação do conteúdo aos leitores, além de trazer exemplos práticos de como produzir a pauta, como fazer a apuração da informação, a hora da elaboração do texto e também como fugir do bloqueio criativo.

Creio que será uma ótima oportunidade para discutirmos as nossas maiores dificuldades dentro desse tema e encontrarmos caminhos mais leves e interessantes para explorarmos ao longo do próximo ano.

priscila_e_rafael_cultuga
Priscila e Rafael são o casal Cultuga, dois jornalistas de formação e blogueiros de profissão que vão nos dar dicas sobre produção de conteúdo

Aqui fala a: Rita Branco – o Porto encanta

Eu sou a Rita Branco, autora do Blog “o Porto encanta”.

Há quase cinco anos, escrevo o meu blog  para contar através das minhas histórias e experiências os encantos do Porto e do norte de Portugal. Mas falo também de minhas viagens pessoais, de vinhos e gastronomia portuguesa.

O objetivo é atrair cada vez mais turistas brasileiros para conhecerem esta cidade tão encantadora, assim como outros lugares de Portugal, principalmente ao Norte.

Sou uma das que sempre acreditou que desvirtualizar e unir forças entre os blogs, seria um bom caminho para sermos reconhecidos como bons profissionais, por isso acho que participar do EEBB sempre será importante.

Topei ser palestrante porque a Nicole insistiu muito. rsrsrrsrsrs

Vou falar sobre parcerias, principalmente sobre como consegui as parcerias para o meu projeto junto com a blogger austríca Elena Paschinger quando decidimos fazer o Caminho de Santiago a partir do Porto.

Foi um projeto muito interessante a nível de parcerias e acredito que este seja um assunto de muita importância no mundo dos blogs atualmente. Sempre acreditei que boas parcerias mostram o quanto um blog é reconhecido.   E partindo do princípio que os nossos leitores, confiam em nossas sugestões, a partir das nossas próprias experiências, esta relação bons blogs / boas parcerias é sempre preciso ser levada em conta.

Como conquistar bons parceiros? Através de um bom projeto. Até já em Berlim.

20160813_162845-1
A Rita escreve o blog O Porto Encanta e contará sobre seu projeto “Duas Bloggers, Um Caminho“, feito em parceria com a Elena Paschinger

Agora é a vez da: Juliana Guimarães – Eu Ando Pelo Mundo

Eu sou a Juliana, autora do blog Eu Ando Pelo Mundo, que divulga dicas e informações sobre os lugares onde eu e o Diego estivemos pelo mundo! Diego é o faz-tudo do site e também ocupa o cargo de marido da blogueira, além de fotógrafo, diretor de arte, diretor de tecnologia, diretor de finanças e fã número 1! No blog nós procuramos passar dicas locais e fora da rota sobre vários destinos, entre eles, a Suíça, país onde vivemos atualmente.

Participei do segundo EEBB no Porto e adorei a oportunidade de conhecer pessoas novas, interagir com blogueiros experientes e me aprofundar no mundo de produção de conteúdo digital. Quando anunciaram que o próximo EEBB seria em Berlim, não tive dúvida: além de conhecer mais pessoas e ficar ainda mais próxima dos amigos que fiz no Porto, o III EEBB seria a oportunidade perfeita de desbravar Berlin com uma galera animada e super talentosa!
 

Quando a Nicole me chamou para ser palestrante no evento, vibrei de emoção! No ano anterior eu estava na plateia, escutando e anotando tudo para aproveitar 100% das informações valiosas que os blogueiros mais experientes estavam dividindo. E dividir conhecimento é a forma mais eficaz de aprender ainda mais! Por isso pensei que seria maravilhoso poder dividir a minha experiência no projeto #CalorNosAlpes e aprender ainda mais com todos os blogueiros participantes do EEBB.

#CalorNosAlpes foi uma viagem realizada com um objetivo muito claro: divulgar as belezas da Suíça durante o verão. Muita gente pensa que os Alpes são somente aquelas paisagens nevadas para desfrutar enquanto degustam um chocolate quente, porém, é possível fazer muitas atividades maravilhosas durante os meses mais quentes do ano.
 

O projeto #CalorNosAlpes surgiu com esta intenção e foi crescendo ao ponto de ser o primeiro projeto patrocinado do blog – conseguimos parcerias com várias entidades que acreditaram no projeto e investiram na nossa ideia. É sobre isso que vou falar no EEBB! Acho que o poder dos blogs é cada vez maior e nós juntos podemos construir projetos incríveis, com resultados ainda mais impressionantes para as empresas que nos apoiam.

Desafio aceito: vamos falar de projetos com parcerias!

DSC_0137.JPG
A Juliana contará pra gente a sua experiência com o projeto #CalorNosAlpes

Teremos ainda: rodada de discussão sobre redes sociais

Eu falei lá em cima que teremos uma rodada de discussões sobre redes sociais, você prestou atenção? 😉

Nessa rodada, teremos 6 blogueiras feras “dando a cara à tapa” lá no palco para dar a base para uma rodada de discussões que promete ser muito legal e envolver todos do público.

As blogueiras da rodada de redes sociais

isa-discacciatiIsa Discacciati escreve o Itália per Amore e é fera em redes sociais. Ela vai representar o Facebook na rodada, mas espero que ela também dê dicas sobre outras redes nas quais ela é expert! 😉


 camilian_dm
Camilian Siqueira é autora do Destino Munique  e sempre teve muita força no Instagram,
onde o próprio Destino Munique surgiu. É claro que ela tinha que representar o Instagram na nossa rodada.

eusalzburgo
Letícia Diethelm tem o blog Viva Viena e também a difícil missão de representar o Snapchat, uma rede amada por muitos e odiada por outros tantos. Qual será o resultado depois da rodada?

1911820_10152347566497595_771983812827584688_n-2
Suzana Paquete escreve o That Good Trip e utiliza o Twitter ativamente para promoção de seu conteúdo. Confesso que não entendo de Twitter, espero aprender bastante com as dicas da Suzana!

d4a_6654
Gisele Almeida é jornalista e autora do Viajar Pela Europa. Ela tem investido tempo para produção de conteúdo no Youtube e vai nos ajudar a entender essa plataforma (que não é bem uma rede, verdade).

 entre_duas_culturas_rodeE para moderar a discussão que vai rolar, teremos a Rode Veiga-Pfeifer, professora e autora do blog bilíngue Entre Duas Culturas. Ela vai usar sua experiência em sala de aula pra controlar nossas feras em redes sociais. rs

É isso aí, pessoal. Eu, Pacelli e Claudia gostaríamos de agradecer, desta vez publicamente, a todos os blogueiros que aceitaram a desafiadora missão de subir ao palco do EEBB. Vocês são demais!
Nos vemos em breve aqui em Berlim.

11 comentários em “Conheçam os nossos palestrantes no III EEBB em Berlim”

  1. Nossa, não vejo a hora de chegar a Berlim e ter a oportunidade de conhecer pessoalmente blogueiros que me fizeram ter vontade de virar blogueira, também… Muita expectativa, muita ansiedade… muita felicidade por poder fazer parte deste grande encontro. Um grande beijo no coração de cada um!!!

    Curtir

    1. Aah que bacana, Regina! É isso que a gente gosta de ouvir/ler… a gente já tá na terceira edição e, por mais que a gente fique super ansioso e muito feliz, a gente não tem mais aquela expectativa da primeira edição… de dar esse primeiro passo rumo à desvirtualização… essa expectativa de conhecer aqueles blogueiros que se admira e só se via pelos textos, rss. Isso é MUITO gostoso e é o objetivo do EEBB.
      Beijos!!

      Curtir

  2. Que bacana esse encontro e essa oportunidade de trocar conhecimentos com outros blogueiros de viagem. Moro em B. Aires e não tenho planos de ir para a Europa este ano, mas adoraria participar de um desses encontros. Que seja ótimo!!

    Curtir

Deixe um comentário