IIIEEBB

11 coisas para ver e fazer em Berlim

Hoje falta exatamente um mês para o III Encontro Europeu de Blogs Brasileiros em Berlim (Uhulllll!!). E Eu (Martinha do blog Viajoteca) me convidei na cara dura (mentira!! perguntaram quem queria escrever sobre Berlim, e eu me escalei para essa tarefa). Quem já me conhece sabe que eu nutro uma paixão pela cidade, então não seria tão difícil assim escrever. Mas eis que a idéia era um post divertido, com coisas legais para a gente fazer, como andar de bicicleta, ir beber num biergarten, fazer piquenique, … , mas como estaremos lá no inverno, muitas dessas atividades são impraticáveis 😦 . Mas saibam que o Outono/Inverno é uma época ótima para visitar Berlim. E são as épocas que eu mais visito a cidade. Então juntei 11 coisas que eu amo fazer em Berlim, e que acho que vocês também gostarão.

.

Beber todas as cervejas que você puder

Esse é um dos melhores motivos para visitar Berlim (e Alemanha no geral). Beber muitas cervejas alemãs de qualidade. Eu sou  mega suspeita para falar de Berlim e de cerveja (quem me conhece sabe que são duas coisas que eu amo muito), mas olha…. impossível resistir a tantas marcas e modelos. Isso não quer dizer que você tem que encher o caneco 24h por dia, mas se dê ao luxo de experimentar as cervejinhas que você tiver vontade. E pouco importa se vai ser numa cervejaria (minhas preferidas : Brauhaus GEORGBRÆU, Brauhaus SüdsternHops & BarleyBrauhaus Lemke), num botequinho de esquina, se vai comprá-la no mercado ou beber na rua mesmo. O que vale é a experiência.

cervas-de-berlin

DSC_0366.jpg

cerva

.

Caçar pechinchas no MauerPark

Se você é apaixonado por antiguidades e descobrir novas paixões, ir no enorme mercado de pulgas do MauerPark é parada obrigatória. Lá você vai encontrar de tudo, desde com vendedores que vendem bicicletas, roupas, alimentos, lembranças, fotografias, pianos e móveis. Todos os tipos de antiguidade (mesmo!) e de ótimo preço e qualidade. A seleção de óculos e porcelanas, é a melhor. Sem falar que é uma ótima maneira de ter contato com os berlinenses.

Mauerpark (Parque do Muro) | Agenda Berlim

mauerpark1

mauerpark3

mauerpark4

.

Caminhar sem pressa pelo East Side Gallery

Quer ver o que restou do Muro de Berlim? Uma das partes mais incríveis dele, fica no East Side Gallery. Fica ao longo do rio Spree e é a maior seção remanescente do Muro de Berlim. Pouco depois de sua queda (em novembro de 1989), mais de 100 artistas de todo o mundo o transformaram em uma galeria ao ar livre, coberto de declarações de paz e muitas vezes tem um âmbito político. Quer  também aprender um pouco mais sobre ele? Vá no Memorial do Muro na Bernauer Straße. Ali também tem uma parte muito importante dele.

Muro de Berlim: história e roteiro pra visitar em Berlim – Ducs Amsterdam

Memorial e centro de documentação do muro de Berlim

Era Uma Vez o Muro de Berlim

csc_0460

muro

por-do-sol-no-muro-de-berlin

DSC_0495.jpg

.

Fazer um bate-volta até Potsdam

Ok que esse tópico é fora de Berlim, mas eu acho que super vale a visita. Localizada à 24 km ao sudoeste de Berlim, Potsdam é bem conhecida por ser uma das cidades mais bonitas da Alemanha. É um ótimo lugar para fazer um bate-volta de Berlim. Cheia de palácios históricos e jardins deslumbrantes, a cidade é quase inteiramente patrimônio mundial e contribui para uma viagem de um dia verdadeiramente impressionante. Uma ótima idéia é fazer um agradável piquenique, como a área é cheia de belos parques e jardins, e se o sol estiver brilhando a combinação vai ser perfeita. Em Novembro, bem no outono, a paisagem estará deslumbrante, com suas folhas em todos os tons. E o frio, ahhhh…. o frio deixa para lá.

Conhecendo a Alemanha : Potsdam e o Parque Sanssouci

potsdam

DSC_1040.jpg

DSC_0950.jpg

.

Experimentar sem medo a culinária alemã

Ir para Berlim e não experimentar a culinária alemã não dá. A minha primeira viagem internacional, assim que cheguei na França, foi para a Alemanha (por motivos lógicos). Mas admito que sofri um pouco com a comida. Afinal eu odiava carne de porco, bacon, salsichas, chucrute, … . Eis que por motivos de sobrevivência (já que carne de porco também impera na França), aprendi a comer (ainda não amo, mas se tem só isso, eu como).  E a Gastronomia Berlinense é muito rica e saborosa. Dos clássicos Eisbein mit Sauerkraut (joelho de porco com chucrute), Bulette (almôndegas mais achatadas e sem molho), Schweinshaxe (joelho de porco assado no forno e com uma casquinha crocante), Salsichas dos mais variados sabores e muita batata, as famosas Currywurst (salsicha grelhada e servida com curry) que é minha refeição preferida, acompanhada de uma boa cerveja.

Comida alemã em Berlim: os nossos restaurantes e pratos preferidos 

 DSC_0850.jpg

dsc_0853

dsc_0855

curry.jpg

.

Procurar os Buddy Bears

Uma das minhas atividades preferidas na cidade é procurar os ursos. Ursos? que ursos? Se você já visitou Berlim, com certeza você deve ter reparado nos ursos espalhados pela cidade, os Buddy Bears. A história dos Buddy Bears começou com um evento artístico em Berlim, em 2001. A primeira exposição foi tão bem sucedida que empresas e artistas começaram a comprar as esculturas de Buddy Bear, para serem pintadas individualmente e colocadas ao redor da cidade. Hoje em dia é impossível você caminhar algumas quadras e não ver pelo menos um Buddy Bear. Os ursos se tornaram uma parte integrante da arquitetura da cidade. É impossível você não vê-los e querer sair correndo para tirar fotos com todos. Eu mesma não resisto e lá estou eu agarrada neles, curtindo meu momento #fotojacú da viagem. Já fico imaginando que linda será a nossa foto em grupo com os ursos. ❤

Buddy Bears em Berlin – Viajoteca.com

buddy

buddy1

7

6

.

Se apaixonar pela Arte de Rua

Se tem uma coisa que Berlim entende, é de arte de rua. Não importa em que região você estará, você certamente vai esbarrar com alguma obra muito legal. Por ser uma das capitais de arte de rua do mundo, um grande número de grafiteiros e escultores internacionais deixaram a sua marca em fachadas locais. Fique atento se você estiver em Kreuzberg, em torno da Boxhagener Platz e Reichsbahnausbesserungswerk (ficou com medo?! pode chamar só de RAW 😉 ) Gelände em Friedrichshain, Kastanienallee em Prenzlauer Berg e Haus Schwarzenberg em Mitte.

DSC_0624.jpg

Amo-Berlin.png

romero.jpg

.

Se arrepiar na Topografia do Terror

No local onde os nazistas planejaram e organizaram o Holocausto fica hoje o centro de documentação Topografia do Terror. Direito onde ficava as instituições governamentais mais temidas da Alemanha nazista, incluindo a sede da Gestapo, a exposição documenta a cronologia do terror. Da primavera ao outono, painéis exteriores mostram como a vida diária dos berlinenses mudou após a ocupação nazista. É um dos muitos memoriais que existem em Berlin. Mostra os horrores praticados pelos nazistas, mostrando de uma forma real tudo que aconteceu e não deixando assim que estes crimes e atrocidades caiam no esquecimento.

03 museus para visitar na primeira vez em Berlim | Agenda Berlim

topografia-5

topografia-1

topografia-3

topografia4

.

Se encantar com a Ilha dos Museus

Se você é alucinado por museus, não deixe de visitar a Ilha Spree, onde fica a Ilha dos Museus, que é um complexo de cinco museus -Pergamonmuseum , Bodemuseum , Neues Museum , Alte National Galerie e Altes Museum – que, coletivamente, fazem parte do Patrimônio Mundial da Unesco. Se você não gosta tanto assim de museus, vá pelo menos para dar uma olhadinha na arquitetura dos prédios, que são belíssimos. E se você quiser conhecer uns museus inusitados, tem também.

Ilha dos Museus de Berlim – Agenda Berlim

5 museus inusitados em Berlin ⋆ Viajoteca

ilha-dos-museus1

ilha-dos-museus2

ilha-dos-museus3

ilha-dos-museus4

.

Visitar a Cúpula do Reichstag

Uma das visitas que eu acho imprescindível é a cúpula do Reichstag, a sede do Parlamento Alemão. Além de ser um prédio belíssimo, lá de cima você terá uma linda visão da cidade de Berlim. Inaugurada em 1894, a sua renovação foi idealizada pelo arquiteto britânico Norman Foster e concluída em 1999. O telhado é uma estrutura inteira de vidro, permitindo uma vista panorâmica da cidade. A entrada para visitar a cúpula é gratuita, mas você deve se registrar com antecedência. Então não deixe para a última hora.

Como visitar o Reichstag em Berlin – Viajoteca.com

Como visitar a cúpula do Bundestag (Parlamento) – Agenda Berlim

parlamento

reichstag

reichstag-1

.

Visitar e se esbaldar numa Drogaria

Ir para Berlim (e toda Alemanha) e não visitar uma drogaria não dá. É de deixar os mais pão-duros bem consumistas (incluindo os homens, que geralmente fogem deste tipo de programa). Eu não sou muito ligada em maquiagem, mas sempre acabo exagerando e comprando muitas. E produtos para cabelo? eu enlouqueço com as novidades da Schwarzkopf Professional, e até da L’Oreal Paris (que sai bem mais barato em Berlim, do que em Paris. Vá entender!) E tudo aquilo que nem sabia que existia, mas descubro na hora que preciso? E os preços?! quase tudo de graça! Então se estiver passando por uma DM, ROSSMANN, DOUGLAS (a mais chique), … , não fujam, entrem! Se você gosta de produtos da Nivea, não deixe de espiar a super loja na Unter den Linden, 28 (quase em frente da Microsoft Berlin, onde será o Encontro). Eu sempre dou uma passada nela para renovar o meu estoque de creme (o básico da latinha azul, sou viciada no cheiro, me lembra muito a praia quando eu era pequena). Muitas vezes o preço é mais caro na loja do que nas drogarias, mas eu acho que vale a experiência de ir lá e ver as novidades. A Nivea tem um creme labial natural muito bom. Ótimo para o inverno.

Compras na Alemanha: Drogarias – Viajoteca

dm

douglas

nivea.jpg

.

Nos vemos em Berlim !!

6 comentários em “11 coisas para ver e fazer em Berlim”

  1. Adorei! Pena que não vai dar pra fazer tudo em 1 dia… mas só de estar em Berlim e particioar do Encontro eu fico satisfeita! Eu não gosto de cerveja, mas com certeza vou comer muita salsicha! Nos vemos em Berlim!

    Curtir

  2. Adoro tudo que você falou, Martinho! Maquiagem, cerveja e museus então… Só não gosto de salsicha nem de porco! Hahaha! A gente bem que podia marcar alguma coisa legal não era? Estarei todo o mês de janeiro e já estou com medo do frio! Hahahaha Beijos! Parabéns pelo blog!

    Curtir

Deixe um comentário